Por meio de variadíssimas estratégias, o marketing no Facebook pode ser muito produtivo para a sua empresa. Se quisermos ser básicos, a simples presença da empresa no Facebook é suficiente para atingir milhares de pessoas que se interessem pelo seu segmento.
Além disso, no Facebook, a mensagem que a sua empresa emite é descontraída e cativante, fazendo com que o público-alvo interaja de modo positivo. Numa eventual página de fãs, por exemplo, podem ser apresentados conteúdos que mostram a identidade e a missão da sua instituição. É também possível divulgar os seus produtos através de textos, fotos e vídeos relacionados, para além de organizar eventos e promoções que afectem a atenção dos clientes.
Se tem interesse em saber como ser bem sucedido com anúncios do Facebook e quais são os posts que aumentam a interação com os mais diferentes públicos, confira as ideias que agora partilhamos consigo.
1 – Escolha um objectivo
O formato dos seus anúncios dependerá da necessidade que pretende alcançar com eles. Foque-se no seu objectivo e não esqueça que deve investir sempre em conteúdos de qualidade, pois isso vai ajudá-lo a tornar-se uma referência na sua área.
2 – Seja mobile-friendly
Em casa, na rua, no carro, nos transportes públicos, em todos os lugares existem pessoas a utilizar um dispositivo móvel. Para se ter uma ideia da importância destas novas tecnologias, actualmente, quase metade das actividades no Facebook são realizadas através de smartphones/tablets. Sempre que preparar para criar conteúdos nas redes sociais, verifique se estes se adaptam correctamente no ecrã de um smartphone, porque muitas das suas visitas podem não chegar por meio de uso de um computador.
3 – Seja claro e directo
Como todas as redes sociais, o Facebook exige uma linguagem própria, rápida e objetiva. Se pretende chamar a atenção do seu público para participar numa promoção ou evento, utilize uma linguagem clara e directa, e seja breve: apesar de não ter limite de caracteres, como acontece no Twitter, os posts curtos também fazem sucesso no Facebook.
4 – Anuncie com uma conta no Facebook
Apesar de ser possível, existe um senão em optar por anunciar sem ter uma conta no Facebook: o seu anúncio aparecerá apenas na coluna da direita do ecrã. Se pretende conseguir destaque na página de notícias dos utilizadores, o ideal é não fugir do cadastro no Facebook.
5 – Não tenha medo de arriscar
No Facebook, basta que um seguidor faça “like” ou comente um “post” seu para que os amigos visualizem a actividade. Pense na divulgação que a sua marca terá, já que os seus anúncios aparecem também para aqueles que ainda não “gostaram” da página da sua empresa. Se uma empresa resolve aumentar o seu orçamento para anunciar nessa rede social, certamente que conseguirá aumentar a sua audiência.
6 – Aproveite o espaço para divulgar
Não use o anúncio do Facebook apenas para promover um novo produto. Divulgue também a sua página, um evento ou uma aplicação que tenha desenvolvido.
7 – Crie uma equipa
A ajuda de outros profissionais é sempre bem–vinda, principalmente daqueles que conhecem bem as estratégias ideais para melhorar os resultados na rede. O Facebook permite adicionar outras pessoas para realizarem essa actividade consigo! É bastante prático: clique em “gerir anúncios”, depois em “configurações”, “configurações de conta”, escolha o nível de acesso do seu parceiro e, por fim, selecione “adicionar utilizador”. Lembre-se que apenas os seus amigos da rede social ou quem possui uma conta de e-mail tem permissão para fazer parte da sua equipa.
8 – Escolha o seu plano
O Facebook é bastante flexível de acordo com a sua necessidade. É possível anunciar diariamente ou por períodos específicos. A escolha é sua! Contudo, muita atenção: se deixar de pagar algum anúncio, a divulgação é imediatamente interrompida. Se quiser mudar a campanha de anúncio, também é possível. A partir do momento que iniciar a divulgação, é permitido alterar prazos e orçamentos diários.
9 – Adicione imagens aos seus anúncios
No Facebook, as imagens são fundamentais! Não só nos ajudam a aumentar o envolvimento com o público, como a destacar o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos utilizadores.
Evite usar a imagem automaticamente criada pelo Facebook. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que pretende divulgar. Ter um número razoável de imagens ajuda a construir um anúncio eficaz. Atualmente, o Facebook permite adicionar até um máximo de seis imagens por anúncio. Além disso, é interessante perceber qual a imagem que traz o maior retorno para a sua página e trabalhar em cima dessa informação.
10 – Cuidado com o tamanho das imagens
O Facebook tem diversas imagens: de perfil, capa, das publicações, o que faz com que seja difícil decorar o tamanho ideal para uma imagem. Sempre que se preparar para fazer uma publicação, verifique se as imagens que vai publicar estão no tamanho ideal, para que no fim não tenha problemas com a resolução.
11 – Escolha o seu público
O anúncio do Facebook tem óptimas ferramentas para definir o seu público. É possível fazer essa definição através de características importantes como localização, idade, género, local de trabalho, status de relacionamento, idioma e educação. Além das características que foram supracitadas, é possível conhecer melhor os seus possíveis clientes a partir de outras categorias, clicando na secção “mais categorias”.
12 – Amplie a sua rede de amigos
Se não tem nenhum like na sua página, significa que ninguém está a ver o conteúdo que publicou. E mesmo que o seu número de likes seja apropriado, é importante ter noção que apenas uma pequena percentagem dos seus seguidores vão realmente ver o seu conteúdo. Uma das vantagens de anunciar no Facebook é a possibilidade de promover anúncios para aqueles que “gostaram” da sua página, para os amigos deles ou até para os utilizadores que não “gostaram” da página da sua empresa. Se escolher as duas últimas opções, lembre-se apenas de que vai atrair um público novo e o seu conteúdo pode não ser tão relevante para essas pessoas. Enquanto descobre o seu público, a rede social gera o número de pessoas que está a alcançar só para o auxiliar. Assim, é possível verificar quem está a ser atingido pelos seus anúncios e verificar se está, de facto, a valer a pena.
13 – Chame clientes para a sua empresa
Se tem interesse em trazer clientes para conhecer o seu estabelecimento, pode filtrar pessoas que moram ou estão localizadas próximas da sua empresa. É assim que aumenta a possibilidade de eles de facto conhecerem o seu espaço físico.
14 – Coloque a sua lista de e-mail no facebook
Se o seu objectivo é fortalecer o contacto com os seus clientes, uma boa estratégia é adicionar a sua lista de e–mail no Facebook — com o público segmentando, é possível aumentar o envovlvimento dos seus anúncios. É possível também enviar a sua lista de e-mails ou conectar-se diretamente pelo programa Mail Chimp, clicando em “novo público”, na secção “público”.
15 – Invista em bom conteúdo
Se a sua página for criada apenas para divulgar o seu produto, é melhor mudar de objectivo. Ter um bom conteúdo ajuda a aumentar o número de seguidores! Não se esqueça de ser criativo nos títuilos dos seus posts, pois a maioria dos seus leitores só se vão interessar pelo seu anúncio com uma headline de destaque.
16 – Crie um vídeo
Se pretende aumentar o envolvimento de sua marca com os seus fãs, os vídeos são óptimas opções! É impressionante como as estatísticas aumentam quando o vídeo é utilizado.
17 – Não escreva demais
Para um anúncio se destacar nas páginas de notícias dos seus seguidores, não escreva demasiado. O ideal para o seu texto está entre 100 a 200 caracteres. Adopte a velha tática de informar muito com o mínimo de palavras!
18 – Seja actualizado
Alterar a foto de capa de acordo com algum evento ou estação do ano mostra aos seus seguidores que o seu desejo é manter-se interessante e criativo. Use esse espaço também para promover seus eventos e sorteios.
Além disso, publicar com frequência é fundamental para o seu público continuar interagindo com a sua página. Contudo, lembre-se que o que é demais é erro e isso inclui as redes sociais. Procure distribuir os posts ao longo dia.
19 – Use relatórios do Facebook para mensurar o seu sucesso
Com os relatórios é possível visualizar quais foram os seus posts que tiveram mais aceitação, que foram mais partilhados e que tiveram mais “likes”. Estes dados são importantes para verificar se está a criar um anúncio ou um post correctamente.
Se tiver um bom retorno, continue o que estava a fazer. Se não, pense em novas estratégias para melhorar a sua estratégia de marketing!
20 – Marque páginas ou pessoas
Incluir tags com nomes de pessoas nas suas publicações é um óptimo método de melhorar o alcance do seu anúncio, especialmente quando está a trabalhar em parceria com outras organizações. Assim que visualizarem a sua publicação, as hipóteses de outras empresas partilharem vão aumentar. Para fazer isso, basta digitar @ que, em seguida, aparecerão sugestões de nomes que se pode marcar.
21 – Use hashtags (#)
Apesar de não ter a mesma eficácia que no Twitter, é importante que você recorra ao uso de hashtags. Esta é uma ferramenta que ajuda a promover uma campanha, por exemplo. Além disso, pode passar a conhecer as opiniões do seu público acerca de um post que está a divulgar.
22 – Partilhe testemunhos no Facebook
A opinião das pessoas sobre a sua marca é importante. Portanto, promova sondagens e publique os testemunhos dos seus clientes para juntar ainda mais credibilidade à sua marca.
23 – Faça perguntas
Todo o cliente gosta de ser ouvido. Portanto, procure saber a opinião da clientela sobre assuntos que são publicados na sua página do Facebook. Mantenha as perguntas simples, uma vez que nem todos têm tempo para escrever nas redes sociais.
24 – Saia do seu mundo
Participar em campanhas do Facebook que estão na moda também ajudam a solidificar a sua imagem. Se não o fizer está a perder uma óptima oportunidade de aumentar a interacção com outros seguidores e marcas.
25 – Torne o seu seguidor em utilizador VIP
Procure publicar conteúdos exclusivos para que os seus seguidores sintam que são importantes para a sua empresa! Publique informações que não serão encontradas em nenhum outro lugar e apenas para aqueles que seguem a sua página.
26 – Partilhe conteúdo produzido pelos seguidores
Partilhar aquilo que os seguidores enviam por e-mail ou por mensagem no Facebook é uma óptima forma de aumentar a interacção. Promova essa experiência com assuntos interessantes e que o seu público tenha vontade de discutir.
27 – Use citações
Citações de escritores ou personalidades famosas também ajudam no envolvimento com o público. Coloque sempre frases com imagens para aumentar o destaque da sua publicação!
28 – Não abdique dos mêmes
Os mêmes são capazes de trazer fantásticos retornos. São fáceis de criar e são populares, o que garante que, ao investir nessa estratégia, haja maior probabilidade de obter êxito com os seus anúncios. Isto, claro, se o conteúdo for produzido com qualidade.
29 – Varie as formas de publicação de conteúdo
As actualizações de status de múltiplas formas dão muito mais riqueza para a sua página. Alterne links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o envolvimento e o alcance dos utilizadores através dessa variedade. Uma boa dica é utilizar o seu Facebook Insights de forma a descobrir qual é o tipo de publicação que oferece os melhores resultados.
30 – Lembre-se da regra dos 80/20
Para quem não a conhece, trata-se de um princípio muito simples: 80% das publicações realizadas na sua página precisam criar algum valor para o utilizador, e 20% dos posts podem ser de promoções. Em resumo, a cada 10 posts que fizer, dois devem ser para a divulgação dos seus serviços ou produtos, e os outros oito deverão conter mensagens relevantes de modo a gerar envolvimento.
31 – Pense na humanização de seu conteúdo
Isto diz respeito à linguagem a ser utilizada e que deve ser próxima do leitor, de forma a criar um melhor relacionamento entre a audiência e sua marca. Utilize recursos em que de certeza absoluta vai fazer com que o seu público se identifique e torne as publicações mais atraentes e passíveis de obterem interacção.
32 – Não deixe nenhum comentário sem resposta
O envolvimento e os comentários positivos aumentam muito quando o responsável pelas publicações no Facebook tem a preocupação de responder a todos os comentários nas publicações. Isso transmite a preocupação da marca em atender bem aos seus consumidores e potenciais clientes.
33 – Não automatize
Lembre-se que cada forma de divulgação do seu conteúdo possui uma linguagem única, como o Twitter, Facebook, etc. Em função disso, não replique a sua actividade de forma automática para todos os meios.
De contrário, procure ferramentas que agendem as suas publicações, se for o caso. Mas de forma específica para o Facebook e para cada um dos meios que utilizar.
34 – Evite linguagem técnica
Por mais que saiba que o seu público se vai identificar com as palavras a serem utilizadas na publicação, lembre-se que outro tipo de utilizadores também terão acesso à sua cronologia e é bem provável que não entendam nada daquilo que estão a ler e, assim, se tornem desinteressados.
35 – Partilhe a felicidade dos êxitos com os seguidores
É um facto bem conhecido de que as pessoas sentem muito mais confiança numa marca ou nas informações prestadas quando estas apresentam números. Uma forma de fazer isso é celebrar o sucesso de “likes” ou número de seguidores através de posts comemorativos.
36 – Recompense os seus seguidores
Um método a seguir é a realização de promoções de envios de fotos, frases, áudios, etc. e utilizar estes conteúdos de forma a recompensar os vencedores, publicando imagens estilizadas dos seguidores que enviaram fotos, ou clipes, músicas, etc. Para muitos tipos de produtos ou serviços divulgados na internet este tipo de estratégia funciona bastante.
37 – Procure quem necessita de auxílio
O Facebook mantém uma ferramenta muito pouco explorada por quem trabalha em marketing digital.
Trata-se da Central de Ajuda, na qual várias pessoas fazem perguntas sobre os mais diversos assuntos, o que é uma óptima oportunidade para se apresentar, informar qual é o seu trabalho e como pode oferecer uma solução para este utilizador. Está aí uma grande forma de fazer com que as pessoas falem bem da sua marca da forma mais espontânea.
38 – Estude os melhores horários para as publicações
O Facebook Insights também pode fazer este serviço por si, uma vez que consegue informar em quais horários os seus seguidores estão mais activos na rede, proporcionando-lhe uma optimização da sua estratégia em relação aos picos de horário em que as possibilidades de envolvimento podem ser maiores. Guarde o seu melhor conteúdo para as horas mais certeiras!
39 – Use Storytelling
Contar a sua história no Facebook ou divulgar os factos mais importantes para a divulgação da sua marca torna os utilizadores mais íntimos de si próprio.
40 – Aproveite as datas comemorativas
As datas mais importantes do calendário oferecem uma grande oportunidade para publicações temáticas de acordo com estes assuntos. O utilizador absorve completamente estas acções, o que é excelente para o nível de aprovação da marca perante os seguidores.
41 – Atente no que não agrada aos seus seguidores
Não deixe de estar sempre atento aos feedbacks negativos e esteja focado na quantidade de utilizadores que estão a ocultar as suas publicações. Isso vai ajudá-lo a definir se o número das publicações ou a qualidade destas não estão a contribuir para uma imagem negativa da sua marca perante as pessoas que o seguem. Lembre-se que no Marketing Digital ficar sempre atento às métricas e resultados obtidos pelas suas acções é importantíssimo.
42 – Utilize sondagens para obter o feedback da audiência
Antigamente o Facebook dispunha de um recurso chamado “perguntas”, que acabou por ser extinto.
Mas ainda existem recursos como as sondagens que podem servir como uma poderosa ferramenta de auscultação do público. Este recurso possibilita-nos saber o que mais agrada aos utilizadores e o que provoca insatisfações de uma forma subtil, ao fazer perguntas sobre qual deve ser o tema do próximo post, etc.
43 – Altere sua foto de capa com certa frequência
As alterações de status, fotos de perfis, assim como as fotos de capa, além de normalmente serem publicações com um alto índice de interacção, servem também para o anúncio de promoções, celebrar épocas do ano e demais eventos relevantes. Como é sabido, as imagens são muito mais eficazes para que o usuário interaja com as publicações do que os textos.
44 - Publique com frequência e consistência
Publicações em excesso podem acabar por desagradar os seguidores, mas isso acaba por ficar em segundo plano se o conteúdo for relevante para a audiência. Desta forma, é claro que deve preocupar-se com que o seu público não o perca de vista, mas sempre dê preferência à qualidade em detrimento da quantidade.
45 – Não seja repetitivo
Por mais que o seu conteúdo publicado seja duradouro, evite a repetição nos posts. Publicações repetidas podem acabar por estragar a imagem da sua empresa. Se a sua estratégia com determinado post não obteve a resposta desejada, não adianta insistir. Pense em algo novo e realmente eficiente.
46 – Crie títulos para os posts com links
No Facebook, quando se cria um post contendo um link, o título, assim como a miniatura da imagem que aparece para o usuário, é criado de forma automática pela rede social. Desta forma, procure criar algo mais atractivo para o utilizador personalizando o post com imagens e chamadas melhores do que os padrões oferecem. O Facebook oferece o recurso de personalizar o post da forma como bem entender, então aproveite!
47 – Aprenda a trabalhar com o Facebook Insights
O Facebook Insights é uma ferramenta que já citamos anteriormente e gostaríamos de explicar melhor as suas características de modo a melhorar o desempenho das suas publicações. Trata-se de um recurso de análise que lhe fornece dados importantes, como o perfil dos seus fãs, quais publicações devem ser pagas, quais tipos de publicações são mais eficazes, etc.