Um estudo da Marktest revelou que 60,9% dos portugueses, acima dos 15 anos,
compra online, representando um aumento de 4,2% em relação a 2021.
Desta forma, torna-se, cada vez mais necessário e fundamental, para as empresas, ter uma boa relação com as novas tecnológicas e adaptar constantemente, a sua comunicação e ferramentas digitais de acordo com as constantes evoluções e mudanças nos hábitos de consumo e forma como os consumidores interagem com este mundo.
Para que as empresas consigam atingir esta percentagem de 61% da população que compra online, indicamos aqui algumas das tendências de Marketing Digital mais importantes para o ano de 2023, que está já aí:
Recolha de DADOS | Formulários: É uma das ferramentas com mais sucesso na relação das marcas com os seus clientes. Para isso é necessário a elaboração de um formulário, capaz de recolher dados dos seus clientes, segmentando melhor a comunicação e fazer chegar até estes, o que realmente pretendem receber ao invés de enviar o famoso “lixo” eletrónico.
Google My Business Listing: Local físico e digital da empresa. Esta é uma das ferramentas mais importantes atualmente, mas que em 2023 será imprescindível. Uma vez, que vai estabelecer a localização do seu estabelecimento e conectá-lo com diversas plataformas, de forma a que apareça mais facilmente nos motores de pesquisa.
Pesquisa por Voz: Esta é uma ferramenta em ascensão, facilitando o multitasking e a rapidez na pesquisa, o Google My Business também ajudará nesta questão.
“Hey, Siri” e “Ok Google” são frases cada vez mais comuns de se ouvir e atualmente, são já uma tendência junto da população mais tech, mas que rapidamente, fruto da evolução da tecnologia, chegarão ao consumidor comum.
Além de ser mais prático dizer apenas algumas palavras ao invés de escrever, esta técnica é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade.
Portanto, para garantir que os usuários encontrem o seu negócio e, consequentemente, os seus produtos e serviços, é necessário que as estratégias de SEO sejam adaptadas, considerando esse novo comportamento de busca feito pelos usuários.
No próximo ano destacar-se-á a
pesquisa por voz, que irá estar na linha da frente das pesquisas.
Pesquisa por Imagem: no lugar de escrever o que se quer encontrar coloca-se uma imagem para referência, já disponível no Google e Pinterest. Assim ao adicionar ao seu website e redes sociais fotografias com alta qualidade e descrições com taggs que tenham palavras-chave que simplifiquem a pesquisa, mais facilmente os utilizadores vão encontrar os produtos.
Avaliações Online: são decisivas para o negócio pois os compradores são agora mais informados. A opinião imparcial dos clientes é mais marcante do que qualquer outra vinda da empresa. É assim, importante recolher avaliações. Um simples link para o Google My Business Listing facilitará.
Campanhas PPC: para garantir o sucesso das campanhas é necessário que estas sejam otimizadas constantemente, com acompanhamento permanente e realização de ajustes de forma a atingir os melhores resultados.
Mensagens Automáticas em Tempo-Real: é relevante que o cliente não tenha de esperar muito para clarificar as suas questões, assim ter um bot para responder às questões mais fáceis é marcante.
Marketing responsivo: Será igualmente uma das principais tendências para 2023 a adaptação dos formatos em que criamos conteúdos, artes, websites, vídeos, etc. Atualmente, a maioria dos usuários navegam nas redes sociais através do mobile.
De acordo com um estado da
Marketest, 84,2% da população em Portugal usa smartphones. Deste modo, se o seu conteúdo não é responsivo e ainda segue formatos idealizados somente para computadores, há grandes chances de você estar perder público e dinheiro.
Os vídeos estarão em alta: O próprio diretor do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a rede — que atualmente possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, de acordo com a própria empresa — terá cada vez mais vídeos.
Isso porque esse tipo de conteúdo tem ganho mais espaço na plataforma e grande parte dos usuários parecem gostar mais de vídeos curtos do que de fotos.
Por isso, a dica da vez é:
invista em plataformas como o Instagram e Tik Tok, redes focadas no formato, para alcançar seu público-alvo.
Mas não se esqueça de criar conteúdos de acordo com sua estratégia digital e as suas personas, não é relevante alcançar pessoas que não se seja o seu público-alvo e não se interessam pelo seu produto ou serviço.
Conteúdo interativo: Os usuários e consumidores estão cada vez mais exigentes. Nada mais justo do que colocá-los no centro do processo de vendas, identificando as suas necessidades.
Por isso, o ideal é ir muito além do simples estudo de mercado e começar a englobar também a criação de conteúdos interativos, que mostram a importância da opinião dos consumidores, como avaliações, questionários, chatbots, etc.